Carregadeira compacta elétrica Volvo é testada com sucesso em operação florestal na Europa

Uma empresa alemã de cultivo florestal, jardinagem e paisagismo está testando com sucesso a primeira carregadeira de rodas compacta elétrica da Volvo. Sediada a apenas 30 minutos da fábrica da Volvo Construction Equipment em Konz, na Alemanha, onde a máquina será produzida a partir do próximo ano, a Leick Baumschulen é o primeiro cliente do mundo a testar a nova máquina verde da marca.

Focada em sustentabilidade e em novas tecnologias ambientais, a empresa se interessou pelos principais atributos da L25 Electric: funcionamento silencioso, operação livre de emissões de gases e grande facilidade de manutenção. Os operadores usam carregadeiras compactas de rodas diariamente em muitas aplicações, desde o manuseio de pallets e carregamento de material até classificação e varredura.

“Essa variedade de tarefas é o cenário perfeito para testarmos a L25 Electric com o cliente”, diz Paolo Mannesi, gerente global de produtos e carregadeiras de rodas compactas da Volvo CE. Os proprietários da empresa, Christoph e Michael Leick, acreditam profundamente na eletrificação e enxergam os seus benefícios. Eles estão felizes em testar a máquina e em contribuir para o desenvolvimento de novos produtos com a experiência que têm neste segmento.

A Volvo L25 Electric é alimentada por baterias de íon-lítio que cobrem um turno de trabalho de oito horas com apenas uma única carga nas aplicações padrão, como trabalhos de infraestrutura leve, jardinagem, paisagismo e agricultura. Ela tem dois motores elétricos dedicados para os sistema de transmissão e hidráulico. O desacoplamento dos subsistemas levou a uma maior eficiência na máquina inteira.

Silêncio na operação
Os operadores da Leick Baumschulen dizem que a L25 Electric funciona como uma máquina convencional movida a diesel, mas com os benefícios da eletrificação. “Tem um excelente desempenho e ótimo design. Opera como uma carregadeira tradicional, mas com maior conforto para o operador e o entorno, é silenciosa, tem menos vibração e a manutenção e menor”, declara Christoph Leick, coproprietário da Leick Baumschulen.

O funcionamento silencioso é uma das maiores vantagens. “Também operamos a máquina para transportar plantas em nossa área de exposições, onde as pessoas entram e saem. Com esta máquina, há mais conforto para nossos clientes e funcionários, pois o nível de ruído é muito menor. Podemos inclusive conversar com nossos clientes, mesmo com a carregadeira operando nas proximidades”, observa.

Manutenção mínima
“A máquina também requer menos manutenção, pois não possui motor diesel. Não é necessário verificar o óleo e o líquido de arrefecimento todos os dias, ou reabastecer o combustível. Simplesmente a carregamos durante a noite. Só é preciso conectar uma extremidade do carregador na máquina e a outra em uma tomada doméstica normal”, destaca. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho, a potência, o nível de ruído e o conforto do operador”, explica.

A carregadeira de rodas compacta da Volvo está sendo testada pela Leick Baumschulen em sua fase piloto. A máquina estará disponível para venda geral a partir de meados de 2020, quando a Volvo CE interromperá o desenvolvimento de novos modelos de carregadeiras de rodas compactas L20 a L28 com motores a diesel.

Fonte: revistaconstrua