“Canteiro Seguro” orienta empresários e trabalhadores a evitar acidentes

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), inaugurou no dia 30 de abril o novo módulo do projeto “Construção Saudável+, valor social nos canteiros”. O tema técnico é “Canteiro Seguro”, que terá orientações para evitar acidentes e contribuindo para o bem-estar dos trabalhadores. A palestra foi realizada pelo engenheiro de segurança Augusto Santos, do Crea estadual, no canteiro de obras do Edifício Lumini, contemplando 60 trabalhadores da empresa Quadra Engenharia.

O presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, participou da palestra e comentou a importância da nova temática e ação.

“O objetivo é levar às empresas e trabalhadores noções de boas práticas, garantindo a segurança dos trabalhadores. Tivemos uma excelente receptividade por parte dos trabalhadores, e tenho certeza que será um módulo de grande sucesso”, menciona Alex Carvalho.

Segundo ele, “é uma ação continuada proveniente do estímulo proporcionado pela CBIC [Câmara Brasileira da Indústria da Construção] por meio da CPRT [Comissão de Política de Relações Trabalhistas], quando nos trouxe o evento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho [Canpat]”. “Esse é um resultado na prática desta campanha, com ações para diminuir os índices de acidentes e proporcionar um ambiente melhor de trabalho”, considerou o presidente.

Para o encanador Alex Pinheiro, as palestras são muito importantes porque conscientizam o trabalhador das obrigações com a segurança. “É um passo progressivo no sentido da conscientização do trabalhador no canteiro de obras”, observou. “O que é falado aqui é uma rediscussão, porque no dia a dia vivemos isso na prática, então essa conversa reitera alguns conceitos, tira algumas dúvidas. Construir esse pensamento é sempre muito bom. ”

O projeto Construção Saudável+ já alcançou cerca de 48 mil profissionais em canteiros de obras, com a participação de 248 empresas e 369 canteiros de obras na Região Metropolitana de Belém (RMB).

As palestras são gratuitas, com duração de 1 hora. As empresas interessadas devem entrar em contato com o Sinduscon-PA pelos telefones (91) 3241-4058 / 98162-1664/98162-1663, 99194-6592 (WhatsApp) ou pelo e-mail capacitacao@sindusconpa.org.br.

Fonte: Revista Construa