Banco de Dados debate no ENIC cenário econômico e da construção civil

O Cenário Econômico nacional e o desempenho da Construção Civil movimentaram os debates no primeiro painel do Banco de Dados. A apresentação foi feita pelo Coordenador do Banco de Dados e Coordenador Sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti e pela assessora Econômica do Sinduscon-MG e economista da CBIC  Ieda Vasconcelos nesta sexta-feira, 18, durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em Florianópolis/SC.Furletti iniciou o panorama demonstrando que nos últimos quatro anos, a economia registrou queda de 5,5%, a indústria menos 10,9%, serviços menos 4% e nesse cenário a Construção Civil foi um dos setores mais penalizados, acumulando uma retração de 20,1% em suas atividades no período de 2014 a 2017.

O economista Daniel Furletti explicou que a redução dos investimentos, o desemprego a elevação da taxa de juros e da inflação, além das turbulências políticas, geraram um cenário macroeconômico instável e totalmente desgastado, inibindo as atividades da Construção”.

Na visão da economista Ieda Vasconcelos, o Brasil enfrenta dificuldades para fortalecer o ritmo de recuperação da economia em 2018, mesmo considerando um ambiente de inflação e juros mais baixos. De acordo com ela, para que a economia volte a crescer de forma sustentável que o pais tem que observar uma agenda positiva, envolvendo equilíbrio fiscal, realização das reformas: previdenciária tributária e administrativa, maior eficácia do gasto público, investimentos produtivos, redução da burocracia, segurança jurídica, e disponibilidade de financiamento de longo prazo.

Finalizando Furletti salientou que o momento político com as novas eleições proporcionarão uma renovação do Congresso Nacional, pavimentando o contexto macroeconômico para a consolidação do desenvolvimento nacional. Ressaltou, ainda, que neste novo ambiente a construção desempenha papel estratégico do ponto de vista social e econômico, observando a natureza do seu produto (habitação, escolas hospitais, obras viárias, etc.) e a extensa cadeia produtiva que dissemina renda, emprego e tributo por toda a economia.

O Enic é realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (ASICC-SC) e promovido pela CBIC em correalização com o SENAI e se encerrou na sexta, 18/05

Fonte: CBIC