Automação residencial é uma tendência?

Tecnologia facilita a rotina dos moradores e auxilia em questões como segurança e eficiência energética

Para facilitar o dia a dia dos moradores a automação residencial tem se fortalecido, principalmente, nos empreendimentos de alto padrão. Melhorias no controle de segurança, nas utilidades domésticas e, até mesmo, eficiência na economia de energia, podem ocorrer quando se opta por inserir essainovação tecnológica no seu empreendimento.

Para realizar a implantação de sistemas de automação residencial, no entanto, é preciso preparar a equipe da incorporadora e realizar altos investimentosiniciais em equipamentos. Como a etapa de implantação se dá em projeto, é preciso se atentar aos projetistas que executarão esse processo. Nesse aspecto é possível tornar mais eficiente as questões energéticas, utilizando aquecimento solar ou sistemas de reuso de água, por exemplo.

Pensando na necessidade de otimizar o tempo das pessoas, que cada vez mais buscam reduzir períodos realizando tarefas domésticas, o oferecimento da automação residencial é a estratégia para atender a demanda de mercado que consegue visualizar aspectos positivos quando compara custo x benefícios.

Tecnologias da automação residencial

Acreditando na importância da automação residencial para melhorar a rotina dos clientes, o Horizonte Flamboyant, empreendimento da Emoções Incorporadora, GMP Incorporação e GPL Incorporadora, investiu em itens que garantem uma personalização do projeto. Essa personalização foi o diferencial principal do empreendimento.

O empreendimento tem automação tanto nas áreas privativas quanto nas áreas comuns. Na área comum, por exemplo, existe um sistema de controle de supervisão. “Como a gente tem vários pavimentos de lazer, no 3º e no 23º há o controle da área comum em que é possível ligar e desligar o ar condicionado da academia ou a luz que o usuário esqueceu acesa no ambiente, de forma remota”, explica Deborah David Rios, coordenadora de projetos da GPL Incorporadora e Construtora.

Outra questão ligada aos processos de automação envolve aos problemas relacionados à água no reservatório superior. Se for constatado pelo sistema que há algo errado com o bombeamento da água para o reservatório superior, o modo de automação será acionado automaticamente. E caso a água esteja acabando, o sistema também é responsável por identificar esse problema. “Tudo isso gera economia e uma gestão mais fácil do empreendimento”, ressalta a coordenadora de projetos.

Já com relação aos itens privativos, uma tendência de automação é a entrega de ar condicionado, iluminação e sonorização envolvendo a tecnologia – ou seja, também controlados remotamente. Na prática, no Horizonte Flamboyant a previsão é que o cliente compre só o equipamento e possa desfrutar de todo o sistema automatizado. “No caso da iluminação, temos um sistema de controle que se chama cenas, que eu consigo pulverizar essas cenas do ambiente. Eu posso ligar, por exemplo, a luz da sala com 20% a 30% de energia para manter aquele clima romântico”, explica Deborah.

Fonte: Obra 24horas