Apartamentos compactos: entenda por que eles são tendência no mercado imobiliário
Diante da correria do dia a dia, as pessoas buscam cada vez mais praticidade para suas tarefas. Por causa disso, quem passa muito tempo fora de casa ou mora sozinho não procura por imóveis grandes, mas sim funcionais. Nesses casos, os apartamentos compactos podem ser a solução.
Com área útil reduzida e apostando em cômodos multifuncionais, os apartamentos compactos são perfeitos para pessoas que têm uma vida agitada. Além disso, também são uma excelente alternativa para quem quer investir no ramo imobiliário.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre esse tipo de imóvel, continue lendo e descubra os detalhes!
O que são apartamentos compactos?
Como o próprio nome já deixa claro, apartamentos compactos têm área reduzida em relação aos apartamentos comuns, mas isso não deve ser visto como sinônimo de aperto!
Ao contrário do que pode parecer, suas plantas são desenvolvidas pensando em um bom aproveitamento do espaço. Assim, existe a possibilidade de criar ambientes multifuncionais e integrados. A maior parte deles, por exemplo, aposta no modelo de cozinha americana, que dá a sensação de maior amplitude.
Além disso, as áreas comuns desses empreendimentos costumam contar com espaços que acabam preenchendo a falta que um pouco mais de espaço pode fazer, como lavanderias e bicicletários, por exemplo. Por causa disso, são o tipo de imóvel perfeito para pessoas que procuram um lugar aconchegante e suficiente para suas necessidades diárias.
Vantagens dos apartamentos compactos
Populares em grandes metrópoles, como Nova York ou São Paulo, os apartamentos compactos são, muitas vezes, a alternativa para pessoas que querem morar em regiões valorizadas sem pagar preços muito altos. Afinal, os custos costumam ser calculados em função do metro quadrado.
Por seu tamanho reduzido, eles garantem uma manutenção mais fácil. Com isso, não é necessário investir tanto tempo em limpeza ou organização, o que é perfeito para pessoas que passam muito tempo longe de casa.
Em compensação ao tamanho das unidades, os condomínios mais novos costumam investir em áreas de lazer muito bem equipadas. Assim, você encontra atrativos como piscina, quadra de esportes, salão de jogos, entre outros.
Além das vantagens para quem mora, eles também são excelentes para quem quer lucrar com aluguel. Em uma cidade como Maceió, por exemplo, você pode apostar no aluguel por temporada, já que o turismo atrai muitos visitantes, especialmente no verão.