Antes de comprar

Especialistas apontam os principais cuidados que devem ser observados por quem quer adquirir um imóvel pronto para morar

Atenção na hora de comprar um imóvel é fundamental. E os pontos a serem observados pelos futuros moradores podem mudar um pouco, caso se trate de um imóvel na planta, pronto para morar ou usado. Por esse motivo, o Caderno Imóveis traz, na edição de hoje, uma seleção especial de cuidados que você deve tomar ao comprar um imóvel pronto para morar.

Localização

Inicialmente, atente à localização da unidade residencial, porque parte do valor do empreendimento deve-se a esse fator, lembra Nivana Guimarães, Coordenadora de Produtos da Construtora Magis. “Observe se o empreendimento é próximo a farmácias, padarias, paradas de ônibus, bancos e hospitais. Essa localização inclui as vias de acesso e se o fluxo de trânsito é acessível para o seu trabalho e para deixar os filhos na escola”, aponta a profissional.

Para o engenheiro civil Fernando Sampaio, proprietário da Construtora Ébano, a boa localização é uma questão muito particular. Ele aconselha levar em consideração a vida de cada morador. “Não adianta um casal adquirir um imóvel vizinho ao trabalho de um dos cônjuges se o outro vai ter que enfrentar duas horas diárias de engarrafamento para chegar ao trabalho, à escola das crianças ou às casas de parentes”, exemplifica o engenheiro.

Planta

O tamanho e a versatilidade da planta são outros aspectos a serem considerados. O tamanho da propriedade é um detalhe importante, mas dependerá do perfil de cada cliente e do que ele almeja. “Se o comprador pretende ter filhos, o ideal é adquirir um imóvel com um quarto a mais, por exemplo. Se o cliente tem uma família pequena e não tem a intenção de aumentá-la, a opção é abrir mão de um apartamento com grandes proporções”, analisa Nivana Guimarães.

O dono da Construtora Ébano opina que é muito importante para o comprador definir suas prioridades, já que espaço normalmente não anda junto com proximidade de grandes centros de compras e serviços, apesar de haver uma certa capilarização desses segmentos em Fortaleza. “Assim, a família precisa decidir se para ela é realmente importante morar em um bairro mais consolidado em Fortaleza ou se deve buscar um imóvel maior, onde vai usufruir de uma melhor qualidade de vida e, com certeza, com uma melhor perspectiva de valorização”.

Fernando Sampaio também observa que, quando se adquire um imóvel em uma área já consolidada, tem-se a certeza da manutenção do patrimônio. Porém, quando se compra um imóvel em uma área em processo de consolidação, a tendência é de valorização real do mesmo à medida que a área onde ele está inserido vai se consolidando. Outro detalhe é buscar plantas flexíveis e com espaço bem distribuído. O gestor da Construtora Ébano reforça que as plantas flexíveis são úteis para os moradores customizarem o imóvel de acordo com as necessidades atuais e futuras.

Lazer

No quesito área de lazer, quanto melhor equipada ela for, mais benefícios para os moradores, defende Nivana Guimarães. Além da praticidade e da comodidade, pontua a profissional, os equipamentos de diversão dentro do prédio proporcionam segurança e tranquilidade para quem tem filhos, bem como uma economia significativa, já que o próprio imóvel oferecerá opções de lazer para todos os momentos em família.

Ricardo Bezerra, sócio-proprietário da Lopes Immobilis, comenta que as chamadas amenidades do empreendimento são quase um padrão, “já que praticamente todos os novos produtos lançados no mercado nos últimos 10 anos são considerados condomínios-clube, com tudo o que um verdadeiro clube pode oferecer.”

Material

É muito importante observar a qualidade do material utilizado na construção e o acabamento do imóvel. “Mais do que considerar esses pontos, esteja disposto a visitar o imóvel quantas vezes for necessário até sentir-se seguro para efetuar a compra. Analise os detalhes e procure sanar as eventuais dúvidas que forem surgindo. Afinal, será um investimento para a vida toda”, pondera Nivana Guimarães, Coordenadora de Produtos da Construtora Magis.

Documentos

Também cabe verificar como está a situação jurídica da construtora, se ela possui as certidões para lavrar a escritura definitiva e demais documentos. Verificar também se o empreendimento, mesmo pronto, possui sua documentação perfeita. Neste caso, explica Ricardo Bezerra, o prédio já deve estar com Habite-se emitido pela Prefeitura de Fortaleza e sua construção devidamente averbada. O cliente deve solicitar a matrícula “mãe” do empreendimento atualizada.

Credibilidade é chave

“No mercado imobiliário, o nome é tudo”, evidencia Ricardo Bezerra. Portanto, uma das primeiras coisas que o pretenso comprador deve analisar é de quem estará adquirindo o apartamento ou casa. “Quais foram os empreendimentos já entregues pela construtora? Qual o nível de satisfação dos clientes desta construtora? Hoje, há vários sites que mostram como é o relacionamento da construtora com seus clientes após a entrega da obra”, sugere o gestor da Lopes Immobilis.

Depois de juntar todos os aspectos antes de assinar o contrato, ainda é preciso comparar as opções que existem no mercado. Hoje, com a oferta ainda grande, há sempre mais de um empreendimento similar no mercado. Nesse caso, o cliente deve partir para a negociação. “O mercado está muito mais favorável ao comprador de imóveis do que para o vendedor, no caso, as construtoras. E com o nível de concorrência que as construtoras enfrentam atualmente, o preço será, talvez, o melhor quesito que o pretenso comprador encontrará à sua frente”, analisa Ricardo Bezerra, sócio-proprietário da Lopes Immobilis.

Fonte: Diário do Nordeste