Ademi e Sinduscon do Amazonas divulgam panorama do Mercado Imobiliário de Manaus

Dados da Pesquisa do Mercado Imobiliário de Manaus – encomendada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) – revelam que o padrão imobiliário econômico continua sendo o mais procurado na capital, com maior número de vendas brutas. Em maio, segundo a pesquisa, foram 241 unidades vendidas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 7,6% para 8,6%. Tarumã foi o bairro que mais vendeu unidades, com 141 vendas, representando 47% do total das unidades residenciais vendidas (verticais e horizontais).

“Comparando as vendas de abril com as de maio, a gente teve um incremento significativo na ordem de 50% de todos os produtos seja econômico, médio e alto padrão, comercial e terrenos também. Foram R$ 86 milhões em produtos comercializados e volume geral de vendas. Isso é um número bastante significativo para o mês de maio”, avalia o diretor da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Ademi-AM, Henrique Medina.

As unidades residenciais com preço por m² de R$ 3 mil a R$ 4 mil foram as mais vendidas com 163 unidades. Seguidas das unidades com preço entre R$ 4 mil a 5 mil com 102 unidades vendidas. Em relação aos tipos de residências as que obtiveram o maior número de vendas no mês de maio foram a de 2 dormitórios, equivalentes a 84% das vendas totais residenciais.

“Hoje, Manaus consegue se posicionar muito bem na oferta de produtos no nosso mercado. Ao longo dos últimos meses, pela primeira vez conseguimos vender praticamente todos os tipos de produtos imobiliários: econômicos, médio padrão, alto padrão e terrenos. Um dado interessante que anima o incorporador a pensar em lançar novos empreendimentos e anima o consumidor”, reforçou Medina.

No decorrer do mês de maio foram vendidas 186 unidades em construção (de 7 a 36 meses em venda), encerrando o período com 1.340 unidades. Das unidades prontas (há mais de 37 meses), foram vendidos 61 apartamentos, encerrando seu estoque do período com 2.154 unidades. Das unidades na planta (até 6 meses), foram vendidos 55 apartamentos, encerrando seu estoque do período com 689 unidades.

Fonte: CBIC