ABNT reativa comissões de estudo de normas técnicas de cimento, concreto e agregados

O Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-018) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reativou três Comissões de Estudo (CE) responsáveis pela normalização de concreto dosado em central, lajes alveolares e painéis pré-fabricados de concreto e produtos de cimento Portland reforçados por fibras, fios ou filamentos.

A CE-018:300.010, de Concreto Dosado em Central, tem como escopo a normalização da especificação, procedimentos, métodos de ensaios, padronização e generalidades do material. Já a CE-018:600.019, Lajes Alveolares e Painéis Pré-fabricados de Concreto, vai discutir terminologia, requisitos, métodos de ensaio, procedimentos e generalidades dos sistemas.

A CE-018:600.018, por fim, Produtos de Cimento Portland Reforçados por Fibras, Fios ou Filamentos, sem amianto, tratará da terminologia, requisitos, classificação, métodos de ensaios, procedimentos de amostragem, preparação de amostras para ensaios e generalidades dos materiais.

Fonte: Techne