Abimaq projeta alta de 3,5% na receita do setor de máquinas em 2024

A Abimaq projeta crescimento de 3,5% na receita da indústria de máquinas e equipamentos instalada no Brasil. Segundo a entidade divulgou na quarta-feira, 31, em coletiva à imprensa virtual, o mercado interno puxará a expansão, com 5,5% de crescimento, enquanto as exportações registrarão ligeiro avanço de 0,6%.

O mercado interno no ano passado registrou R$ 285,9 bilhões de receita líquida, queda de 15,4% na comparação com 2022, que já havia registrado queda de 6,9%. Considerando o resultado geral, somando as vendas no Brasil com as exportações, houve retração de 11%.

No mercado doméstico alguns segmentos deverão puxar para cima os números, como construção civil, com as esperadas obras de saneamento básico a partir de investimentos públicos e privados. O agronegócio, que nos últimos anos ajudou o mercado de máquinas e equipamentos, será um dos segmentos que puxará para baixo o resultado geral, avalia a Abimaq.

O pequeno crescimento projetado para a receita a partir das exportações não é ruim, pois em 2023 o setor de máquinas e equipamentos registrou seu recorde neste segmento, chegando a US$ 14 bilhões, superando 2012, quando o valor exportado chegou a US$ 12,3 bilhões. Na comparação com 2023 houve expansão de 14,6%.

Fonte: AutoData