ABCIC promove Workshop no Summit M&T Expo 2018

Evento mostra benefícios do uso de concreto especiais.

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) promoverá no dia 7 de junho, no São Paulo Expo, durante o Summit M&T Expo 2018, o Workshop Abcic Concreto Especiais para a Indústria de Pré-Moldados, Concreto Reforçado com Fibras (CRF) e Concreto de Ultra Alto Desempenho (CUAD). As inscrições podem ser feitas neste link.

Segundo Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, o Workshop será uma oportunidade para conhecer os benefícios do uso desses tipos de concreto para a construção industrializada. “Os concretos especiais, o CRF e o CUAD são tendência internacional para determinadas aplicações na indústria. Isso porque ele possibilita melhorar o desempenho de elementos estruturais e permite o desenvolvimento de elementos mais esbeltos proporcionando a redução de peso dos elementos, ampliando, dessa maneira, a competitividade do sistema construtivo”, explica Íria.

Com a participação de renomados especialistas, o Workshop terá uma programação abrangente, será realizado entre 9h30 e 13h00 e trará uma ampla visão para a cadeia produtiva a respeito desse assunto, promovendo um debate importante para a maior aplicação desses concretos na construção civil.

A abertura do evento será feita por Íria. Na sequência, o professor Wellington Longuini Repette, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministra a palestra Concreto de Ultra Alto Desempenho (CUAD /UHPC) – Novas Fronteiras e Oportunidades na Indústria do Pré-Fabricado. O professor Marco Cárnio, da PUC Campinas, aborda o tema Concreto com Fibras: Práticas Recomendadas IBRACON/ABECE e Normalização no Brasil, Antonio Domingues de Figueiredo, professor associado da Universidade de São Paulo (USP), profere a apresentação Desafios, oportunidades e tendências do uso na Indústria de Pré-moldados e o engenheiro Marcelo Waimberg, da EGT Engenharia, falará sobre O uso de UHPC em Pontes Pré-fabricadas de Concreto, a experiência fib em vista a Malásia e a visão de projeto. Ao final, haverá uma mesa redonda com os palestrantes, com o engenheiro Eduardo Barros Millen, da Zamarion e Millen Consultores, com o professor Fernando Stucchi, da Escola Politécnica da USP, e com a engenheira Inês Laranjeiras da Silva Battagin, superintendente do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-18).

Fonte: Grandes Construções