A versatilidade do porcelanato em móveis

O porcelanato geralmente é utilizado em pisos e paredes, entretanto, nos últimos 5 anos, este material tem sido muito utilizado por arquitetos para revestir/esculpir bancadas, nichos, cubas, luminárias, mesas e o que mais a criatividade permitir.  Essa tendência vem crescendo no mundo todo com objetivo de diminuir a extração do mármore natural, mas se destaca na Itália, berço da cerâmica no que diz respeito ao design.

Existem três principais motivos para esse sucesso. O primeiro é sua característica ímpar de imitar com perfeição outros materiais, tais como mármores, madeira, pedras e cimentos. O segundo é a manutenção, extremamente fácil de limpar. E o terceiro é a flexibilidade de ser utilizado nas áreas externas e internas.

“O porcelanato está sendo utilizado no Brasil e no exterior como opção de acabamento para móveis em substituição aos materiais convencionais como mármores e granitos naturais. É uma solução esteticamente mais harmoniosa, pois o revestimento da parede pode seguir para a bancada ou cubas, por exemplo”, afirma Nathália Maule, arquiteta responsável pela marca Villagres.
A Villagres, empresa fabricante de porcelanato, lança sua nova coleção e apresenta soluções criativas e inovadoras para o uso do material. A linha Etruscan foi inspirada em grandes obras de arte e possui o refinamento da lapidação de pedras preciosas, com veios claros e polimento touch. A Via Láctea tem uma textura lapada e formação cristalizada, sua técnica de polimento atinge apenas a parte superior da granilha, criando um efeito de profundidade e contraste entre o fosco e o brilho em uma mesma peça.

As principais vantagens do porcelanato é que ele não é poroso, sua absorção é extremamente baixa (menor que 0,5%) o que o torna mais higiênico para bancadas de banheiros e cozinhas, é desenvolvido para ser mais resistente, sem mencionar no custo mais baixo. Granitos e mármores naturais são materiais mais porosos e mancham facilmente.

Aproveite estas dicas para mudar aquela bancada antiga, refazer a área da churrasqueira ou quem sabe a sala inteira. Redecore tudo com harmonia e praticidade!

Fonte: Obra 24horas