5 motivos para optar pelo reforço estrutural com fibra de carbono

O reforço estrutural se fundamenta no aumento resistência das peças de concreto armado com o aumento da seção geométrica e acréscimo de armaduras. Essa solução é indicada quando as construções, antigas ou não, estão sujeitas a sobrecargas não previstas no projeto original ou quando a edificação vai passar por alguma intervenção, fragilizando a sua estrutura. Por exemplo, um prédio comercial que vai passar a abrigar um arquivo; uma sala de hospital que receberá novos equipamentos de grande porte; um shopping que precisa abrir novas janelas ou exaustores para restaurantes.

Para isso, a solução mais tradicional é o reforço com concreto com chapas de aço. Mas ano após ano esse serviço vem perdendo lugar para o reforço com fibra de carbono. Veja cinco boas razões para isso:

1. Agilidade na aplicação e consequente redução do tempo da obra:

O compósito de fibra de carbono atinge 100% da sua resistência em 7 dias. Já o concreto precisa de 30 dias. Dessa forma, o uso da fibra reduz entre 60% e 70% o tempo da realização de uma obra.

2. Praticidade:

Sua aplicação é prática, pois sua aderência junto ao elemento estrutural é feita com resina epoxídica, resultando em diminuição do tempo de aplicação do material. Após 24 de horas da sua aplicação, há ganho de resistência permitindo seu recobrimento com materiais diversos (argamassas, rebocos, gessos etc).

3. Mais durabilidade:

Com baixíssimo coeficiente de dilatação e alta rigidez, a fibra de carbono possui excepcional resistência a todos os tipos de ataque químico, não sendo afetada pela corrosão como acontece com o aço.

4. Alta resistência:

As fibras de carbono apresentam como características principais elevada resistência à tração e elevado módulo de deformação, com valores que chegam a superar as propriedades correspondentes dos aços de mais avançada tecnologia.

5. Baixa densidade:

Devido à sua baixa densidade não provoca aumento da sobrecarga, ideal para áreas onde não se permite alteração no espaço arquitetônico como garagens, janelas e portas.

Segundo Marcus Dantas, diretor da Retrofit Engenharia, empresa especializada em reforço estrutural com fibra de carbono, os compósitos reforçados com fibras de carbono atuam como elementos resistentes aos esforços de tração que incidem no elemento estrutural. “Contudo, a aplicação do produto exige a contratação de empresa especializada; caso contrário, o seu desempenho pode não ser o esperado”, adverte.

Fonte: Obra 24horas