5 maneiras de otimizar o tempo no canteiro de obras

Apostar em novas soluções tecnológicas na construção civil pode ser a saída para aumentar a produtividade no canteiro de obras.

A redução de tempo e custos na construção civil é um dos grandes desafios das construtoras e impacta diretamente na produção e também na entrega das obras. Pensando em maneiras de solucionar esse problema a fim de continuar garantindo a qualidade do serviço e o cumprimento de prazos é preciso estabelecer algumas estratégias para minimizar a falta de produtividade que assombra os canteiros de obra no Brasil.

De acordo com Moacir Ferreira, coordenador de obras da Dinâmica Engenharia, é possível reduzir custos com otimização de tempo de produção em uma equipe através da inovação tecnológica, o que faz com que se tenha uma redução também de desperdícios e retrabalhos. A indústria está buscando cada vez mais aperfeiçoar seus métodos a fim de trazer mais efetividade nas entregas. A aplicação de novas tecnologias empregadas no canteiro de obras pode ser efetiva implementando algumas ações:

Investimento em equipamentos e ferramentas;
Investimento em novas tecnologias
Treinamentos constantes da equipe;
Melhoria nos processos produtivos;
Aplicação de novos materiais;
Ainda, de acordo com Moacir, a industrialização da construção se torna cada vez mais uma saída para aumentar a produtividade, com a mecanização e o uso de insumos industrializados. “Hoje, por exemplo, não utilizamos mais central de argamassa em nossas obras, sendo toda a argamassa aplicada nas obras, industrializada” afirma. O que acaba eliminando o processo de produção de argamassa, o estoque de cimento e areia, e facilitando o abastecimento, que pode ser realizado de forma antecipada.

Apostar em novas soluções tecnológicas na construção civil pode ser a saída para aumentar a produtividade no canteiro de obras. Afinal, quando a produtividade no canteiro de obra aumenta, também há um aumento significativo na eficiência e entrega. Para definir o desempenho de uma obra, o cumprimento de prazos é essencial e acaba sendo um diferencial para as construtoras. Tais sistemas de produção muito conhecidos também visam minimizar falhas humanas através de técnicas simples e eficazes podendo ser aplicadas em qualquer situação que envolva riscos, defeitos e falhas.

Trabalhar de forma planejada, de tal maneira que se inicia a etapa de produção somente após saber o que fazer, como fazer e com quem fazer.
Com o planejado em mãos, é fundamental realizar os treinamentos necessários da equipe, na parte produtiva e segurança do trabalho;
Definir a metas/produtividades esperadas e os valores a serem pagos, definindo com clareza os combinados com a equipe;
Tecnologia a favor da Construção

A quarta revolução industrial está impactando em todos os setores através da tecnologia e na construção civil tem sido implantada aos poucos através da automatização do canteiro, porém ainda é pouco praticada no Brasil que enfrenta alguns problemas no que tange ao uso de novas tecnologias. Visa a redução de custos e otimização de tempo dentro do canteiro de obras através de tecnologias como o Big Data que facilita a coleta, análise e do compartilhamento de dados que ficam armazenados na nuvem, a produção digital (impressoras 3D e customização em massa) e a automatização de processos. Também outras tecnologias em ascensão como a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (AI), a manufatura aditivada, a realidade aumentada e o Building Information Modeling (BIM) devem impactar esse setor.

Fonte: Revista Construa