5 dicas para valorizar a arquitetura de uma casa antiga na decoração

Plantas amplas e presença de ambientes que passaram de indispensáveis à opcionais nas construções modernas não são as únicas características que descrevem os imóveis antigos. Construídas há 20, 30, 40 anos ou mais, as casas erguidas nas décadas passadas carregam  e soluções construtivas que garantem charme e exclusividade aos espaços e que, quando bem explorados, se tornam aliados na hora de valorizar a decoração dos ambientes.

Prova disso são os espaços que compõem a 25ª edição da Casa Cor Paraná. Para destacar a arquitetura da chamada “Casa dos 25”, mansão campestre em estilo neo-português projetada pelo arquiteto e designer Antônio José Calderari Rodrigues, os profissionais que assinam os ambientes da mostra abusaram de soluções tradicionais (como pontos de iluminação) e inovadoras, como novos usos para áreas de contemplação e descanso. Confira na seleção de HAUS cinco destas propostas!

Teto como protagonista

O pé-direito com duas alturas, decorrente do desnível do piso, faz do teto a grande estrela do Hall de Entrada assinado pela decoradora Yara Mendes. Para destacá-lo, a profissional apostou em uma solução inusitada: revesti-lo com uma obra de arte assinada pelo artista curitibano André Mendes e impressa em papel de parede. O resultado é surpreendente!

Multiuso

 

Se você é do grupo que só pensa em rede e plantas quando ouve a palavra varanda, vai se encantar com o projeto assinado pelos arquitetos Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul. Para dar vida ao espaço, em forma de “U”, eles valorizaram a divisão natural do ambiente e apresentaram três propostas de uso para cada um dos corredores. Assim, a varanda ganhou uma área destinada à celebração (incluindo espaço para refeições), contemplação (com vista para a piscina e o jardim) e introspecção (que recebeu mobiliário de design assinado). O projeto ainda destaca os arcos neo-portugueses presentes em toda a casa por meio da diferença de tons entre a iluminação interna e externa.

Sofisticação campestre

Os tons de cinza e madeirado da paleta de cores do Estar Íntimo, assinado pelos designers Moacir Schmitt Júnior e Sálvio Moraes Júnior, garantem sofisticação ao ambiente ao mesmo em que evidenciam os traços da arquitetura original da “Casa dos 25”. As portas em arco que limitam o espaço são emolduradas pelo grande painel que reveste a parede. Sua tonalidade clara ainda contrasta e destaca o forro ripado com vigas aparentes que reforçam o tom campestre do imóvel.

Pegada contemporânea

Trabalhar a memória do imóvel com um toque contemporâneo foi a proposta que a engenheira civil Janaina Macedo trouxe para sua Sala de Jantar. Para isso, ela realizou um retrofit no espaço mantendo duas de suas principais características arquitetônicas: os grandes janelões em forma de arco, que permitem a entrada abundante da luz natural, e o espelho emoldurado no teto, que ganhou um ar moderno com a pintura na cor preta.

Relaxamento

 
Os arcos neo-portugueses que marcam a arquitetura da “Casa dos 25” também são destaque na Varanda do Casal, assinada pelo arquiteto André Panatto e pelo designer Symon Hilgemberg. Rodeados de verde, eles servem de moldura para os estofados e para a banheira de hidromassagem, que garantem conforto e relaxamento no uso do espaço. O revestimento em palha do teto, inclinado, é outro ponto que chama atenção no espaço.
Fonte: Obra 24horas