19 de 29 setores da indústria encerram o ano confiantes, mostra pesquisa da CNI

Os resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de dezembro de 2023 mostram que 19 de 29 setores da indústria estão confiantes e 10 registram falta de confiança. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor Têxtil passou a registrar 50,4 pontos, uma alta relevante em relação aos 47,9 pontos de novembro. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e abaixo apontam falta de confiança.

O indicador de três setores caiu para baixo da linha divisória. A queda levou os setores Calçados, Metalurgia e Máquinas e materiais elétricos de uma posição de confiança para falta de confiança em dezembro. Foram consultadas 1.934 empresas, sendo 770 de pequeno porte, 708 de médio porte e 456 de grande porte, entre 1º e 11 de dezembro de 2023.

“Em linhas gerais, ao longo de 2023 a confiança permaneceu abaixo do patamar de 2022 em todos os portes industriais, regiões e segmentos industriais – extrativa, transformação e construção. Isso reflete uma percepção, por parte dos empresários, de um ambiente desfavorável para os investimentos e para a indústria como um todo”, avalia a economista da CNI Larissa Nocko.

Pequenas empresas cruzam a linha divisória e passam a indicar confiança

O ICEI teve avanço em todos os portes de indústria, pequenas, médias e grandes empresas. Com o avanço, o índice das pequenas empresas cruzou a linha divisória de 50 pontos e passou a indicar um estado de confiança. Em dezembro, a confiança está espalhada em todos os portes de indústria, o que não acontecia desde agosto.

O Índice de Confiança da região Sul passou o ano negativo

O indicador avançou nas regiões Centro-Oeste (+2,1 pontos), Nordeste (+1,5 ponto) e Sul (+0,8 ponto) e permaneceu praticamente estável no Norte (+0,1 ponto) e no Sudeste (-0,2 ponto) na passagem de novembro para dezembro. Dessa forma, em dezembro, com exceção da região Sul, empresários industriais de todas as demais regiões estão confiantes.

Fonte: CNI