As vantagens de usar um software de gestão para acompanhar as etapas de uma obra

Para que o trabalho não saia do controle e todos os processos funcionem bem, é necessário investir em uma boa cultura organizacional e na elaboração de um planejamento que vai nortear a execução da obra. Dessa forma, o software de gestão é um importante aliado por permitir que o gestor da obra visualize os processos como um todo, gerencie os recursos aplicados, analise o andamento do trabalho, confira a distribuição da mão de obra, controle a qualidade dos serviços executados, compartilhe documentos e informações, dentre outras ferramentas.

Neste artigo vamos apresentar algumas das vantagens de utilizar um software de gestão para a execução de uma obra. É só conferir os próximos parágrafos!

Integração de equipes

Durante os trabalhos, as equipes acabam se espalhando entre o canteiro de obras e o escritório — em atividades das mais distintas, desde a aquisição de insumos ou negociando com fornecedores até a fundação, reboco ou instalação de pisos. O tempo para alinhamentos, reuniões e tratativas acaba reduzido e a integração do trabalho fica comprometida.

Porém, com o uso de um software é possível trocar informações, tirar dúvidas, compartilhar documentos ou fazer solicitações por meio de um sistema integrado e acessível aos colaboradores e gestores.

Carga de trabalho operacional

A partir de um software de gestão, as pessoas envolvidas no projeto se tornam corresponsáveis por alimentar as informações dentro do sistema. Essa tarefa, portanto, não recai apenas sobre o gestor, o que abre espaço em sua carga horária de trabalho para que possa focar em outros aspectos da obra, como planejamento, redução de custos ou outras estratégias que possam impactar positivamente o projeto.

Melhor organização

São vários aspectos a serem observados em uma obra: tempo de condução, produtividade do trabalho, tempo de reposta, custos, dentre outros aspectos. Essas informações são compiladas e fornecidas por um software de gestão, que permite acompanhar todo o andamento do projeto e, com isso, verificar todos os dados gerenciais.

Isso ajuda a monitorar o trabalho, corrigir falhas, readequar planejamento e organizar todo o sistema de trabalho.

Melhora do controle

Dentre os aspectos que precisam ser observados e principalmente controlados em um canteiro de obras é a utilização de EPIs e o cumprimento de normas de segurança, por exemplo. Com um software de gestão, a empresa consegue verificar a entrega e a troca dos EPIs, controlar a participação dos colaboradores nos treinamentos exigidos, planejar reuniões sobre segurança, conferir o registro das documentações trabalhistas, assim como outras funções que garantem o correto cumprimento das exigências trabalhistas e legais.

Gestão de dados

Manter a documentação da empresa em formato digital garante sem dúvidas maior controle e segurança dos dados. Além disso um software de gestão abre possibilidade para editar, compartilhar e visualizar documentos, fornecer permissão de alteração para pessoas pré-determinadas, verificar pendências documentais, emitir cópias, dentre outras. Uma excelente maneira de organizar o trabalho e evitar a perda de documentos ou prazos.

Fonte: mobussconstrução.com.br