Telefone

(85) 99738-2890

Av. 13 de Maio, 1096 SL 505 A - Fátima

Fortaleza CE – CEP 60.040-530

E-mail

contato@sindileqce.org.br

Intenção de investimento da construção atinge menor nível em 28 meses, aponta CNI

A intenção de investimento da indústria da construção registrou a terceira queda consecutiva, atingindo em agosto o menor patamar em 28 meses, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O indicador recuou 0,4 ponto, chegando a 40 pontos, nível não observado desde abril de 2023. Para a analista de Políticas e Indústria da CNI, Isabella Bianchi, o resultado é reflexo direto do cenário macroeconômico. “A queda na intenção de investimento reflete principalmente as elevadas taxas de juros, que seguem pressionando o crédito, elemento fundamental para o desempenho do setor”, destacou.

Atividade em recuperação
Apesar da retração nos investimentos, a pesquisa mostra sinais positivos no curto prazo. O nível de atividade da construção avançou 0,7 ponto em julho, alcançando 49,5 pontos, o maior valor do ano. O indicador de número de empregados também superou a marca de 50 pontos, sinalizando crescimento.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) registrou 68%, o maior patamar dos últimos nove meses, com alta de dois pontos percentuais frente a junho.

Expectativas em queda
Mesmo com esses avanços, as expectativas dos empresários do setor recuaram em agosto. O índice de expectativa para o nível de atividade caiu 1,7 ponto, chegando a 51,4 pontos, enquanto o de número de empregados recuou 2,1 pontos, para 50,8 pontos.

Segundo a CNI, “ao se aproximarem da linha divisória de 50 pontos, os indicadores revelam expectativas de crescimento mais moderado para os próximos meses”.

Fonte: Construa Negócios